Benny Franklin- 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS – Belem, Brazil 2017

ORGANIZER: Benny Franklin
CONTACT: franklin.benny@gmail.com

 

[ 100 THOUSAND POETS FOR CHANGE WORLDWIDE 2017 ]

100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS – EVENTO DA AMAZÔNIA/2017

Foi no Centro Cultural SESC Boulevard, no sábado dia 30 de setembro. Ali se realizou a edição da Amazônia deste ano do 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS, organizado em Belém pelos poetas paraenses Benny Franklin e Benilton Cruz, dirigida por João Urubu, com o auxílio luxuoso do cronista Octavio Pessoa, na apresentação.

Benny Franklin abriu o evento falando sobre a iniciativa dos poetas e ativistas americanos Michael Rothenberg e Terri Carrion que se realiza em todo o mundo, na mesma data e tem por objetivo a luta pela paz mundial e pela sustentabilidade do planeta.

A semântica do 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS EVENTO DA AMAZÔNIA, deste ano, “Por Um Silêncio Aceso Palavra”, inspiração do poeta e escritor Daniel Da Rocha Leite foi explicada por Benilton Cruz, que é professor da UFPA.

“E no princípio era o verbo, mas antes do verbo estava o silêncio, instalado cuidadosamente numa página em branco, como apenas uma possibilidade de existência na antessala da palavra, ainda em seu estado embrionário, envolto numa mudez primitiva e convidativa.”, disse a poeta e escritora Rita Melém em seu discurso/poema, inaugurando as declamações em que poetas e músicos sucederam-­se no palco do SESC Boulevard, com o professor Benilton Cruz entre um número e outro fazendo a “amarração” com a luta pela busca da Paz, da Justiça e da Sustentabilidade do planeta, num momento dramático da História Mundial, em que os poetas, músicos e artistas em geral, com a sua sensibilidade e coragem, são os agentes mais indicados para provocar as mudanças, para a construção de um mundo melhor.

Momento especial da programação foi a apresentação das crianças do Ecnb Biblioteca, dirigida pela ativista social Joana Chagas, e a novidade foi a presença de criativos do Estado do Amapá, Marven Junius Franklin, Natalina Ribeiro e Annie de Carvalho, das cidades de Oiapoque e Macapá, que tornaram o evento deste ano mais amazônico.

O conjunto do programa foi dedicado à memória do poeta e compositor Leandro Dias e do sociólogo e ativista social Paulo Henrique Souza Silva, como reconhecimento dos poetas, escritores e músicos da Amazônia pelo trabalho desses intelectuais em prol de um mundo mais justo e fraterno.

Para o público presente, o 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS deveria ocorrer mais vezes e noutros espaços. Sinalização essa que vai ser considerada até para serem ouvidos os criativos que não puderam se apresentar este ano e que abrirão as apresentações do evento de 2018.

Consolida-­se assim o 100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS EVENTO DA AMAZÔNIA, que já está inserido na programação anual do SESC Boulevard e no catálogo cultural de Belém e da Amazônia.

Registros Fotográficos: Marli Braga Dias, Rita Melém, João Urubu, Annie de Carvalho, Sônia Situba e Giselle Ribeiro.

 

[ SOBRE O EVENTO DA AMAZÔNIA ]

30 de Setembro, 18 Horas, SESC Boulevard, em Belém, encontro marcado com “100 MIL POETAS & MÚSICOS POR MUDANÇAS”.

Nesta data, poetas & músicos amazônicos estarão em sintonia com milhares de outros criativos espalhados por mais de 100 países através do projeto principal “100 THOUSAND POETS FOR CHANGE”.

Por inspiração do poeta e escritor Daniel Leite, o Evento da Amazônia será movido pela semântica “POR UM SILÊNCIO ACESO PALAVRA”.

 

This entry was posted in Belem. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *